sexta-feira, 2 de novembro de 2012

No dia 06 de Setembro de 2012, o Grupo de Estudo da Matemática (G.E.Ma) realizou na Universidade Estadual do Ceará (UECE) a entrevista com o professor Carlos Eduardo Esmeraldo. Atualmente, o referido leciona Geometria Euclidiana Plana e Espacial no curso de Licenciatura Plena em Matemática. 


Eu só descobri que a minha vocação era ser professor tardiamente, pois na realidade minha formação é em Engenharia Civil. Trabalhei durante quatro anos como engenheiro civil. Também trabalhei para a COELCE, cerca de dois anos. Depois fui transferido para Juazeiro do Norte, passado um ano que estava nessa cidade instalaram a Faculdade de Engenharia de Operações. Nesse momento fizeram um levantamento dos engenheiros que havia na região de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, constataram dois e era mais que suficiente. Eles nos pegaram e que quase “na marra: Vai ensinar lá”. Comecei a ensinar e gostei. Iniciei a minha carreira como professor ensinando nos cursos de engenharia (Resistência de Materiais, Saneamento Básico). Depois lecionei a disciplina de Geometria Analítica. Em 80, a UECE fez concurso para professor e fomos admitidos, passamos a fazer parte do quadro funcional da mesma. Na UECE ensinei Geometria, Cálculo Diferencial e Integral para o curso de Administração durante 10 anos, estou ensinando desde 1976. Na realidade tenho 34 anos de magistério, porém a UECE não contou esse tempo, mas sei que esse tempo está reconhecido pela Acessória Jurídica da UECE. Mas não vou brigar se a UECE não contar esse tempo que ensino, pois acho tão bom ensinar. Não faço questão de me aposentar.

                                      Carlos Eduardo Esmeraldo




Entrevista

G.E.Ma Como o senhor vê a universidade e o curso?

CEE Eu vejo a UECE com muitas dificuldades, principalmente na questão da falta de professores. É muito difícil como um estado como o Ceará manter três universidades. Mas a universidade em questão já está fundamentada e funcionando.

G.E.MaFaça uma análise da grade curricular do curso tendo em vista as disciplinas referentes à Geometria.

CEE Acredito que está bom, mas poderia melhorar mais. Poderia ter mais carga horária para a disciplina de Geometria Euclidiana Plana para que os alunos pudessem se habituar e enfrentar aquele raciocínio axiomático da Geometria. Digo isso por que os alunos a partir do 2º semestre (em Geometria Espacial) o nível deles está bem melhor.

G.E.Ma – Então seria melhor que a disciplina de Geometria Plana fosse de seis créditos?

CEESim, o ideal seria isso. Até já foi (até em 97) era uma disciplina de seis créditos. Quando fizeram o curso de Licenciatura em Matemática passou a ser de quatro créditos apenas.

G.E.MaO senhor acha que com dois semestres em geometria está bom, ou o senhor acha que deveria ter mais semestres com disciplinas voltadas para a geometria?

CEENão, dois semestres estão bons. Poderia ser complementado com Desenho Geométrico. Acredito que Geometria Descritiva desenvolve o raciocínio dos alunos, mas agora essa disciplina é optativa, seria melhor que fizesse parte do currículo como obrigatória.

G.E.Ma – A Geometria como área da Matemática, muitas vezes, é negligenciada na Educação Básica, sendo “deixada de lado” pelos professores. Sabendo disso, quais as dificuldades que o senhor encontra em ensinar Geometria?

CEE – Prefiro dizer que aos alunos o pouco que eles aprendem nas escolas são fundamentos elementares. Sei que existem exceções, mas é um caso particular. Mas a maioria dos alunos desconhece essa disciplina. Já tive alunos que disseram que nunca tinham estudado geometria. A Geometria é realmente negligenciada mesmo no Ensino Fundamental e Médio. Houve uma vez que estava elaborando o currículo do curso de Licenciatura em Matemática e vieram pessoas especialistas em currículo e me perguntaram: - “Pra que Geometria nesse currículo?” Eu disse: “Como assim!? Um curso de Matemática não ter Geometria?”. Quero dizer que com essa situação me passou uma ideia de que a Geometria não seria necessária. A Geometria é essencial, ela nos ajuda até raciocinar outros problemas de outras matérias. Eu acho que a Geometria deveria ser vista com mais seriedade.

G.E.Ma O que o senhor acha dos Centros Acadêmicos (C.As)?

CEE Não tenho acompanhado as ações do C.A. Mas posso dizer que o C.A. é um elemento importante para a formação política do aluno. Considero importante.

G.E.MaComo o senhor se sente sabendo que contribuiu para a formação de muitos profissionais que hoje estão atuando na área da educação como educadores?

CEE – Às vezes chega um aluno que não vejo há anos e que me diz “estou ensinando Geometria e que graças ao senhor eu comecei a gostar dessa parte da ciência”. Isso é muito bom, vale mais do que o salário que a gente ganha. Eu me sinto recompensado. Eu sinto grande carinho vindo dos meus ex-alunos.


publicidade