segunda-feira, 31 de março de 2014

Guia do Calouro

Postado por GEMa Em 31.3.14

Agora que já passou o desespero de vestibulando, seja bem-vindo à UECE!
Muitas universidades dispõem aos calouros um resumo de orientações ao aluno, como por exemplo o Manual do Aluno elaborado pela Pró-reitoria de Graduação da UFC, que apresenta as normas da Universidade, a estrutura e serviços. A UECE ainda não tem nada parecido*. Foi por isso que nós do G.E.Ma resolvemos elaborar o Guia do Calouro, um guia de informações aos Calouros elaborados por veteranos.


*Atualizando: encontramos uma cartilha criada pela PROGRAD e pela PRAE, em 2010, chamada Orientações acadêmicas - Guia do aluno de graduação UECE, não sabemos dizer se esse guia na época estava disponível somente na forma impressa, mas nunca vimos a UECE divulgar esse material ou um outro mais atualizado. 


1. Horários

São usadas as seguintes nomenclaturas para dividir os horários:

2,4,6= segunda, quarta e sexta
3,5= terça e quinta


Manhã
Tarde
Noite
AB
07:30 - 09:10
13:20 - 15:00
18:30 - 20:10
CD
09:20 - 11:00
15:10 - 16:50
20:20 - 22:00
E
11:00 - 11:50
17:00 - 17:50
-

As aulas do curso de matemática do primeiro semestre, na tarde são na sala G1 (sala 1 do bloco G), e de noite na sala P1 (sala 1 do bloco P).


2. Matrícula (aluno online)

Sua matrícula do primeiro semestre é feita automaticamente quando você faz a matrícula do curso. Você é matriculado automaticamente nas cadeiras de Geometria Plana, Geometria Analítica, Matemática Elementar I e Fundamentos da computação.
Nos próximos semestres será diferente. Você vai precisar fazer sua matrícula através do aluno online. Você deve fazer seu cadastro para poder realizar a matrícula. Basta acessar a página e ir em, quero cadastrar minha senha. Entre os dados que você vai precisar estão, seu número de matrícula e o código do curso (o código do curso de matemática é 020).
Também é no aluno online que você consegue seu histórico e declaração de matriculado (a UECE desde de 2013 não entrega mais esses documentos impressos, os documentos retirados do aluno online possui um código de verificação para atestar sua legitimidade).

No fim do semestre será aberto o período de matrícula, onde você vai fazer a matrícula do próximo semestre. Para saber os dias de matrícula fique atento ao Calendário Acadêmico da UECE.


O processo de matrícula no próximo semestre é composto por duas fases:

1º ETAPA: Acesse o aluno online e siga as orientações. O aluno escolhe quais disciplinas deseja cursar. Algumas disciplinas possuem pré-requisitos, assim só serão ofertadas disciplinas que você já tenha cursado os pré-requisitos. Para escolher as cadeiras fique sempre de olho na grade curricular, para saber quais as disciplinas pertence a cada semestre, e cuidado com a grade curricular apresentado no aluno online, ela é diferente da grade do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso. Na matrícula cada turma possui uma prioridade de vaga.


2º ETAPA (Reajuste de Matrícula): Geralmente inicia uma semana depois da 1º etapa. Acesse o aluno online novamente para verificar se a sua matrícula foi aceita ou não.

Se a sua solicitação inicial foi atendida integralmente, basta, se quiser, imprimir o demonstrativo das disciplinas aceitas para servir de comprovante de matrícula.
Caso necessite realizar ajustes, por rejeição parcial ou total das disciplinas solicitadas, efetue as alterações necessárias, selecionando as disciplinas de acordo com o novo quadro apresentado.

Caso ainda for preciso fazer algum ajuste depois do resultado da 2º Etapa, ainda existe uma 3º Etapa de matrícula, essa é realizada no início das aulas e é feita na coordenação do curso.


São orientações da UECE quanto a Matrícula:

Prioridade : A matrícula feita por disciplina/turma, obedecendo-se a uma ordem de prioridade com a qual você poderá ter seu pedido aceito ou rejeitado em cada disciplina. A sua prioridade de matrícula em cada disciplina pode ser visualizada através da numeração (1,2,3,4), situada à margem direita do quadro das disciplinas ofertadas, na coluna com a designação "PRI", que dispõe sobre a seguinte ordem de prioridade:

1. Alunos cujo ingresso corresponde ao semestre, curso e turno para a qual a disciplina/turma está sendo ofertada;
2. Alunos de outros semestres do mesmo curso, por ordem de antiguidade na UECE;
3. Alunos de cursos do mesmo Centro, para quais a disciplina é ofertada;
4. Alunos de curso de outro Centro para os quais a disciplina é ofertada.

Sucesso na Matrícula: Para que obtenha sucesso no seu pedido de matrícula é importante que você selecione inicialmente todas as disciplinas com Prioridade 1, seguidas das que apresentam a Prioridade 2,3 e 4 consecutivamente.

ATENÇÃO: Se o aluno não realizar a matrícula, no período previsto, será enquadrado como abandono do curso. Caso perca o período de matrícula fique atento ao dia de Solicitação de Readmissão Após Abandono de Curso (ONLINE).


Quebra de pré-requisitos: Ainda há a opção de pré-requisitos. Você não vai precisar dela tão cedo mas, é bom conhece-la. A quebra de pré-requisitos e quando você faz matrícula em uma cadeira e também em outra que tem a primeira como requisito. Isso é permitido somente para concludentes que necessitam de menos de 32 créditos para colação de grau, ou seja, se você tem condição de fazer todas as cadeiras que faltam, em um único semestre, você pode fazer todas, mesmo que alguma seja pré-requisito da outra. Atualmente a quebra de pré-requisitos é feita durante o reajuste de matrícula, também através do aluno online.



3. Trancamento

O Trancamento parcial de disciplinas é realizado próximo ao meio do semestre, também pelo aluno online, e só pode ser realizado por alunos a partir do segundo semestre. 
Ele é útil se você por algum motivo não vai mais poder cursar a disciplina, ou se você acha que pode reprovar. 
Qual a diferença de trancar e reprovar?
Cada aluno possui um IQD (índice de qualificação discente), um número de 0 a 1. Todos começam com um IQD igual a 1, e de acordo com as reprovações e trancamento esse valor vai decaindo. O IQD é calculado da seguinte maneira:
RN : número de créditos em que houve reprovação por insuficiência de nota 
T : número de créditos em que houve trancamento 
RF : número de créditos em que houve reprovação por falta de assiduidade 
S : número de créditos solicitados 

Ao final do curso as reprovações não aparecem no histórico, porém se o aluno teve reprovações durante o curso, ele é acusado pelo seu IQD.
Ao realizar o trancamento o aluno deve ficar ainda com, no mínimo, 12 créditos.



4. Disciplinas

EMENTA DA DISCIPLINA - É um pequeno resumo do que será ministrado na disciplina. A ementa serve para que o aluno saiba do que se trata a disciplina na hora de selecioná-la para a matrícula e também para que o mesmo possa acompanhar e monitorar o andamento das aulas. Pra ver a ementa das disciplinas do curso aqui no blog vá em Grade Curricular e clique sobre a disciplina. 

DISCIPLINA OPTATIVA – É aquela que você necessariamente deve cursar, sem, entretanto, ser imposta a você uma determinada disciplina, sendo possível optar por elas dentre as oferecidas por determinados departamentos preestabelecidos. Elas estão previstas na base do curso para os semestres finais, mas algumas por não possuírem pré-requisitos podem ser cursadas a partir do segundo semestre. A maior parte das disciplinas optativas dependem do interesse de algum professor em leciona-la, por isso muitas das cadeiras optativas do PPP do curso são raramente ou até mesmo de forma alguma ofertadas. No fim da página da guia Grade Curricular do blog você encontra as disciplinas optativas do curso.

ESTÁGIOS - Atualmente a grade curricular do curso possui 4 disciplinas de estágio. Os estágios são obrigatórios e não remunerados. Alunos que já lecionam podem ter abatimento na carga horária. Não é permitido fazer estágio em escolas particulares. Os alunos são encaminhados as escolas pelo professor da disciplina, alguns permitem que o aluno escolha onde deseja realizar seu estágio, ficando na responsabilidade do aluno consegui a autorização da escola.

CRÉDITOS - Cada cadeira possui um número de créditos proporcionais ao número de horas/aulas. Para colação de grau (cerimônia de conclusão do curso) o aluno deve ter no mínimo 172 créditos, destes 150 são das disciplinas obrigatórias e 10 das disciplinas optativas. É permitido cursar, se desejado, mais de 172.


5. Atividades Complementares

Se você fez as contas deve ter percebido que as soma dos créditos das cadeiras optativas e das obrigatórias não é 172 (10+150=160) os 12 créditos que faltam são das atividades complementares.
As atividades completares são atividades extracurriculares, como, cursos de línguas, palestras, eventos, curso de extensão, apresentação de trabalho da semana universitária e de outros eventos, monitorias, estágios.
Elas são entregues no final do curso e tem data marcada no calendário acadêmico. Mas ATENÇÃO, muitos alunos, pela necessidade da entrega apenas no final do curso, deixam para pensar nisso apenas nos últimos semestres. Mas de acordo com o regulamento da UECE existe um limite de horas extracurriculares por semestre, ou seja, você não pode realizar todas suas atividades complementares em um único semestre.
Então, comece a participar desse tipo de atividades o mais cedo possível, para que não sejam as atividades complementares um impedimento para sua formatura. Na página arquivo você encontra o regimento das atividades complementares


6.Bolsas

Uma bolsa na universidade é uma ajuda que os alunos recebem para realizar determinadas atividades, algumas dentro da universidade outras fora da universidade. Tem o objetivo de promover melhorias na formação do aluno.
Em 2014 todas as bolsas da UECE (bolsas financiadas pela UECE) tiveram reajuste de R$ 200,00, para R$ 400,00 atualmente. Alguns programas dispõem de vagas voluntárias (não fazem pagamento de bolsa), muitos alunos optam por esse tipo de bolsa por experiência.
As principais bolsas da UECE são:

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO E PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA: É realizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UECE e, destinadas a estudantes de graduação com renda familiar de até três salários mínimos. O Programa tem como objetivo principal qualificar a formação acadêmica, profissional e cidadã do estudante mediante sua inserção em vários campos de ação que venham a contribuir, positivamente, para a sua permanência na Universidade. O aluno auxilia em setores da universidade. Em 2014 também foi acrescentado que os alunos também poderão ser lotados em escolas públicas próximas ao campus, para auxiliar em atividades administrativas. Geralmente as atividades são realizadas apenas em um turno. O aluno bolsista da PRAE também recebe o benefício de gratuidade no Restaurante Universitário.


MONITORIA ACADÊMICA: Algumas disciplinas, geralmente as que os alunos apresentam mais dificuldade, dispõe de monitores, que devem auxiliar os alunos. Existem as monitorias remuneradas e não remuneradas. Cada monitor tem um horário para atendimento dos alunos. Para saber sobre o monitor de cada disciplina, entre em contato com a coordenação do curso ou com o professor da disciplina. Se você deseja ser monitor basta já ter cursado a disciplinar que deseja dar assistência, e ficar de olho na seleção dos monitores, que acontece geralmente anualmente.

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Esse tipo de bolsa é uma bolsa vinculada aos professores. Muitos professores submetem projetos e nos projetos apresentam a necessidade de bolsistas para o auxiliar no projeto. A seleção dos alunos é feita pelo próprio professor.


PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID): O PIBID é um programa da CAPES ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O aluno bolsista realiza suas atividades tanto na universidade como nas escolas participantes. O aluno não assumirá as turmas como professor, as atividades nas escolas devem ser, principalmente, de execução das atividades e estudos realizados nas universidades. Os alunos também devem participar de eventos, com apresentação de trabalhos, oficinas e outros.

PROGRAMA DE BOLSA DE PREPARAÇÃO PARA COMPETIÇÕES ACADÊMICAS: Oferecido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) o programa tem como principal objetivo incentivar a preparação e participação dos alunos em competições acadêmicas como as Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Matemática.


7.Biblioteca



Para fazer um empréstimo na biblioteca do campus do Itaperi, Biblioteca Prof. Antônio Martins Filho, não é necessário fazer cadastro. O seu cadastro é feito automaticamente com sua matrícula no curso. Basta o número da matrícula e documento de identificação (pode ser carteira de estudante).

Quanto aos prazos e quantidade de livros:
Categoria
Livros
Período
(1) Aluno de Graduação - GR
03
15 dias
(2) Aluno de Pós-Graduação – PG
04
15 dias
(3) Docente - PR
04
30 dias
(4) Funcionário - FC
03
15 dias
Os empréstimos podem ser renovados quantas vezes for desejado, desde que não haja reserva do livro ou seja período de balanço, realizado nas férias.
Não estão disponíveis para empréstimo:

  • Obras de referência (enciclopédias, dicionários, índices, etc.);
  • Obras que a Biblioteca possua no acervo um único exemplar e que tenham sido colocadas em reserva pelos professores (Acervo cativo);
  • Teses, Dissertações, Monografias, obras raras e coleções especiais.

Em caso de atraso o aluno pagará uma multa de R$ 0,34 por dia e livro em atraso.

Em caso de extravio ou danificação o aluno é obrigado a ressarcir a Universidade mediante a reposição de obra idêntica ou de outra obra, no caso de obra esgotada. O valor da obra será aquele apurado no mercado nacional ou internacional, mediante simples consulta de preço, via correio, fax ou Internet. O valor das despesas com a aquisição da obra será de responsabilidade do usuário.

ATENÇÃO: Débito com a biblioteca impede a sua matrícula. Observe, na 1º etapa, se existe uma informação comunicando débito na biblioteca. Caso esteja, providencie imediatamente a resolução dessa pendência, apresentando-se à biblioteca.



8. Restaurante Universitário

Usuário
Valor
Funcionário I
R$ 0,80
Funcionário II
R$ 1,30
Funcionário III
R$ 1,50
Professor
R$ 2,50
Aluno Pós-Graduação
R$ 1,30
Aluno Graduação
R$ 0,80

De segunda à sexta
Almoço- 10:30 às 13:00 
Jantar- 17:30 às 19:00 


Não é unanimidade entre os alunos mas, a comida na grande parte das vezes é muito boa.
Para poder comer no R.U. basta apresentar a carteira de estudante (dependendo do funcionário que está na porta) e pagar o valor .



9. Lugares


Finalizamos com os outros principais lugares que o calouro precisa conhecer. Para isso criamos com a ajuda do Google Maps um mapa dinâmico da UECE, com a indicação de cada local.

CENTRO ACADÊMICO: O centro é a entidade estudantil que representa os estudantes do curso. Suas funções podem ser, e em geral são, diversas. Algumas delas são: a organização de atividades acadêmicas extracurriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros. A gestão do C.A. é escolhida através de eleições.

COORDENAÇÃO: É onde procuramos, na maior parte das vezes, soluções para os nossos problemas no curso.





Você é calouro? Então deixe nos seus comentários o que você precisa saber.
Você é veterano? Então deixe seus comentários respondendo a pergunta: O que o Calouro precisa saber?

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