Foi criado em 06 de junho de 2014 o Espaço Matemático em Língua Portuguesa (EMeLP), filiado à International Commission on Mathematical Instruction (ICMI). A criação do EMeLP é uma iniciativa dos representantes dos países de língua oficial portuguesa que são membros da ICMI: Victor Giraldo (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil), Marcos Cherinda (Universidade Pedagógica, Maputo, Moçambique) e José Francisco Rodrigues (Universidade de Lisboa, Portugal).
No Brasil, a implantação do EMeLP está sendo conduzida por uma comissão conjunta da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).
Os objetivos e metas do EMeLP são estabelecidas em seu Documento de Criação:
O EMeLP dedicar-se-á a várias linhas de ação, nomeadamente: ensino de matemática, matemática interdisciplinar, divulgação da matemática, manifestações culturais matemáticas. Deste modo, o EMeLP será dedicado à Comunicação Matemática em seu sentido mais abrangente, que inclui: a matemática e a educação matemática como formas para acomunicação ampla do patrimônio cultural e científico da humanidade, buscando torná-lo igualmente acessível a todos os povos e todos os indivíduos; à comunicação entre os diversos campos da matemática, entre matemática e outras áreas do conhecimento, entre a matemática e suas aplicações e articulações com os mais variados setores da vida, da sociedade, da tecnologia e da cultura humana; à educação matemática como um processo de comunicação de via dupla – por meio do qual o professor se engaje na busca permanente por melhores formas de comunicar e de disseminar o conhecimento e de ouvir e valorizar o conhecimento construído pelo aprendiz.
Dentre as principais iniciativas propostas para o EMeLP, encontram-se:
- Realização periódica da Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa (CIEMeLP), configurada como uma Conferência Regional da ICMI. A CIEMeLP visa ao intercâmbio de pesquisa e projetos acadêmicos nas linhas de ação do EMeLP, entre os países e comunidades de língua portuguesa, e será sediada alternadamente nos países associados. A primeira edição da CIEMeLP é prevista para 28 a 31 de outubro de 2015 em Coimbra, Portugal.
- Implantação de uma Biblioteca Digital, reunindo textos e materiais em língua portuguesa, em diversas mídias, sobre temas relacionados com as linhas de ação do EMeLP. A biblioteca digital visa oferecer visibilidade e acesso amplo a esses materiais, contribuindo também para o intercâmbio de ideias e iniciativas entre grupos situados em diferentes comunidades de língua portuguesa. Desta forma, a biblioteca digital poderá catalisar esforços de iniciativas já em andamento, bem como estimular novas iniciativas voltadas para a produção de textos e outros materiais.
- Implantação de uma Exposição Itinerante, com modelos e materiais manipuláveis, que possam ser replicados localmente a custos acessíveis, para exibição nos países associados.
- Fomento a projetos de colaboração entre os países associados, visando ao intercâmbio de experiências e ações para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem da matemática em todos os níveis (desde os anos escolares iniciais até a universidade, inclusive) e da formação de professores de matemática.
- Incentivo à mobilidade de estudantes e pesquisadores entre os países associados, e à supervisão conjunta de trabalhos de dissertações e teses (cotutela).
Visite também a página do EMeLP no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Espa%C3%A7o-Matem%C3%A1tico-em-L%C3%ADngua-Portuguesa/1505326219686241.
O website está em construção e estará no ar em breve.