terça-feira, 19 de março de 2013



No dia 5 de março marcou-se o início de 2013 como o Ano Internacional Matemática do Planeta Terra. A iniciativa, levada a cabo por mais de uma centena de instituições em todo o mundo, debruça-se sobre as mais variadas contribuições desta ciência na resolução de problemas globais.
Foi durante o Congresso Internacional de Matemática, realizado em 2010 na Índia, que Christiane Rousseau, professora de matemática da Universidade de Montreal, lançou o repto para o ano da Matemática do Planeta Terra (MPT2013). "O meu sonho é agora partilhado por tantos cientistas à volta do mundo, que o MPT2013 se está a desenvolver por si próprio. Esta colaboração sem precedentes durará para além de 2013".
Nos quatro continentes, diversas universidades, associações e institutos de investigação aderiram a este projeto. "Esta larga iniciativa procura envolver as mais brilhantes mentes na resolução dos problemas mais complicados do mundo", disse Brian Conrey, diretor do American Institute of Mathematics (AIM) e líder norte-americano do MPT2013.
Com a duração prevista de um ano, e através de diversas atividades, esta iniciativa de larga escala vai destacar as contribuições dos matemáticos na resolução de questões globais, como as mudanças climáticas, os desastres naturais, os problemas de sustentabilidade ou na cura de doenças. Estarão envolvidos, nesta ação, investigadores conceituados em diferentes ramos, desde a medicina, a engenharia ou as finanças.


publicidade