sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Quando há a possibilidade de realizar algum programa de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) nos deparamos com a termologia lato sensu e stricto sensu. Mas qual realmente há diferença entre elas?
A lato sensu (sentido amplo) corresponde aqueles cursos de pós-graduação (especialização ou MBA - Master in Business Administration) cujo objetivo é "o domínio científico e técnico de determinada área do saber ou da profissão", ou seja, o aluno cursa as disciplinas e no final apresenta um trabalho de conclusão que consiste na aplicação da teoria que estudou - aplica teorias em problemas novos - e caso aprovado recebe um certificado. O órgão responsável por esta categoria é a Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC.
A pós stricto sensu (sentido estrito) é direcionado para produção de teses através de pesquisas dirigidas por problemas inéditos.Ao concluir o estudante deve apresentar uma dissertação comprovando o avanço no entendimento desta problemática e caso tenha um resultado satisfatório receberá um diploma relacionado a um novo grau acadêmico. O órgão responsável por esta categoria é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Lembrando que, até onde sabe, apenas o Brasil adota esta nomenclatura.

Referências

Revista Nova Escola, nº 248, dezembro de 2011, p. 14, seção Carreira.

publicidade